O que é Yoga

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Você está em busca do equilíbrio físico, mental e espiritual?

Resultado de imagem para yoga

Parabéns, você está despertando para uma vida melhor, através da expansão de sua consciência!

Muitos se contentam em procurar a felicidade e a realização no mundo externo. O mundo em que vivemos supostamente nos leva a acreditar que as distrações do mundo material nos satisfarão. Lamentável engano, vez que o ser humano nunca estará pleno de felicidade apenas com isso.

A Yoga nos conduz ao caminho do equilíbrio e compreensão entre o mundo interno e o externo. Esse conhecimento e prática contempla tanto o mundo material quanto o espiritual.

Ao longo deste artigo você entenderá como funciona o sistema da prática da Yoga e como ela pode te levar a ter uma vida equilibrada, feliz e repleta de luz.

O Grande Sábio Buda já ensinava: “A verdade não está lá fora, a verdade está dentro de você”.

EM BUSCA DO EQUILÍBRIO

Yoga significa união, e se trata de um sistema milenar, repleto de benefícios tanto para o corpo como para as emoções e para a mente. Esse sistema filosófico conecta nosso universo externo com o interno através de técnicas de respiração, movimento, meditação e autoconhecimento.

Se trata de uma prática profunda na qual podemos encontrar o observador (alma) e o observado (ego). À medida que você vai se aprofundando nessas camadas, muitas mudanças começam a acontecer em sua vida, padrões, crenças, estilo de vida, etc..

A prática da Yoga está diretamente ligada com a expansão da consciência do ser humano. À partir da prática contínua, começamos a trilhar um caminho para nos tornarmos pessoas melhores. Com a Yoga, exercitamos diariamente a auto-observação e percebemos o que podemos mudar ou melhorar.

Em busca de nossa verdadeira essência, vamos até o fim do mundo para encontrar as respostas. A melhor parte disso tudo é que somente você pode encontrar as respostas dentro de você. Deixe florescer o seu verdadeiro Eu.

A Yoga irá transformar totalmente a sua vida em todos os quesitos – físico, mental e espiritual. Desperte a beleza e a magia na sua vida através dessa maravilhosa prática, com ela você se tornará uma nova pessoa. Existe uma parte de você que anseia por esse brilho sempre novo de alegria e evolução constantes que a Yoga proporciona. 

Você está preparado para conhecer a sua verdadeira essência? Está pronto para desenvolver o amor-próprio e o amor universal? Está pronto para conhecer o universo de infinitas possibilidades que existe em seu interior?

Se você quer aprender mais sobre esse universo, então vamos lá! Você é um ser poderoso e merece criar a realidade dos seus sonhos. Abra o seu coração.

 

COMO É O SISTEMA DA YOGA

Resultado de imagem para meditation

Começa com cinco preceitos de ordem ética: 

  1. AHIMSA – Praticar a não violência;
  2. SATYA – Pacto com a verdade;
  3. ASTEYA – Integridade, não roubar; 
  4. BRAHMACARYA – Vida dedicada à espiritualidade, equilíbrio da energia sexual; 
  5. APARIGRAHA – Desapego.

 

OS VÁRIOS CAMINHOS DA YOGA

 

Resultado de imagem para meditation

Yoga tem vários caminhos que levam ao mesmo fim, apesar de o fim não ser mais importante que o próprio caminho:


Hatha Yoga — Conjunto de posturas físicas cujo objetivo maior é purificar e preparar o corpo para a meditação, desenvolvendo a consciência e o domínio sobre o mundo interno. 

Karma Yoga — Esta prática purifica o coração e elimina o egoísmo.


Mantra Yoga — Internalização da consciência com a repetição das vibrações universais através do canto de mantras.

Bhakti Yoga — A yoga da devoção e total entrega; preconiza o reconhecimento do divino em tudo e todos, canalizando e transmutando suas emoções em amor incondicional e devoção.

Gyana (Jnana) Yoga — Caminho da sabedoria. Esse caminho consiste na busca do conhecimento universal. 

Raja Yoga — É a Yoga da qual derivam todas as demais. Conhecido como o caminho régio pois oferece métodos para transmutar a energia física e mental em energia espiritual.

 

ASHTANGA – OS 8 PILARES DO YOGA

           Os oito componentes da Yoga são apresentados como destruidores das impurezas que bloqueiam o brilho do conhecimento decorrente do discernimento. Os famosos oito pilares da Yoga são:

  1. YAMA – Conduta moral que formam o caráter do Yogini;
  2. NIYAMA – Observâncias espirituais;
  3. ASANAS – Postura físicas para purificação do corpo e da mente;
  4. PRANAYAMA – Exercícios respiratórios, controle e expansão da energia vital;
  5. PRATYAHARA – Abstração dos sentidos;
  6. DHARANA – Concentração;
  7. DHYANA – Meditação;
  8. SAMADHI – União divina, êxtase. 

 

EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO

Para você conhecer um pouquinho mais sobre esse universo da prática do Yoga, compartilho um exercício muito simples que irá de ajudar em qualquer momento em que você esteja se sentindo apreensivo, ansioso, estressado ou sempre que você quiser. Vamos lá?

  1. Sente-se com a coluna ereta; Use uma parede ou cadeira caso sinta necessidade; 
  2. Traga a sua atenção para o momento presente;
  3. Feche os olhos;
  4. Inspire fundo e exale todo ar bem devagar pelo nariz; 
  5. Perceba por um momento a sua respiração fluindo por si só naturalmente, entrando e saindo das suas narinas. Perceba o movimento da sua barriga cada vez que você inspira e cada vez que você exala. Traga a consciência pro seu corpo e perceba como você está se sentindo nesse momento.
  6. Para começar o exercício respiratório, posicione o dedo indicador e o dedo médio no espaço entre as sobrancelhas.  Com o seu polegar e anelar você irá trabalhar abrindo e fechando as narinas. Você pode manter os olhos abertos ou fechados, como preferir.
  7. Feche a narina esquerda com o seu dedo anelar e inspire pela narina direita. Em seguida, feche a narina direita e exale pela narina esquerda. Inspire pela narina esquerda, feche a esquerda e exale pela narina direita. Siga com esse exercício, trocando de narina cada vez que seu pulmão estiver CHEIO de ar. Pratique esse exercício por alguns minutos, mantendo sua atenção na respiração. 
  8. Finalize com uma exalação pela narina direita.
  9. Relaxe a sua mão e volte a respirar normalmente. Perceba os efeitos dessa técnica e o que mudou no seu corpo e na sua presença.
  10. Abra os olhos e aprecie a paz interior que toma conta do seu ser

 

Esse exercício trabalha a sua energia feminina (Yin) e masculina (Yang) e pode ser praticado pelo tempo que você achar necessário.

Resultado de imagem para yoga pranayama

BENEFÍCIOS DA YOGA

Yoga é autoconhecimento. É um estilo de vida cujo objetivo é te conduzir a um estado de paz e quietude, te colocando em contato consigo mesmo. Seus benefícios são inúmeros, dentre os quais:

  1. Ajuda a manter a saúde equilibrada;
  2. Te leva a um estado de paz e harmonia;
  3. Melhora problemas respiratórios;
  4. Diminui a ansiedade;
  5. Melhora o bem-estar e a disposição;
  6. Melhora a qualidade do sono;
  7. Te ajuda a ter mais flexibilidade;
  8. Melhora os relacionamentos (consigo e com o próximo);
  9. Instiga o autoconhecimento;
  10. Cultivo da paz interior.

 

Portanto, é de caridade solar que a prática lhe trará diversos benefícios. Como o único interessado em conquistá-los é você, seja persistente e verá que os benefícios da yoga irão manifestar-se em sua vida. Você não irá se arrepender!!

Se você está decidido a mergulhar nesse universo lindo de autoconhecimento e amor que é a prática de Yoga, CLIQUE AQUI e acesse nosso curso Yoga e Ação e comece a praticar do conforto da sua casa. (link: wwww.yogaeacao.com)

 

Confira mais!

Mapa mundi e passaporte

5 formas inusitadas para viajar barato

Levante a mão quem gosta de viajar gastando pouco! Existem diversas formas para tornar sua viagem mais barata e acessível. Nesse post, iremos